Casar está na moda!

11 jun

Houve um crescimento de 35% nos casamentos na comparação entre 2000 e 2008

Ter um relacionamento sério e estabelecido parece ser a meta dos casais paulistas. Ao menos é isso que aponta pesquisa divulgada ontem pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Houve um crescimento de 35% nos casamentos na comparação entre 2000 e 2008, ano em que foram contabilizados os registros matrimoniais em cartório. Na média do período o aumento foi de 21%, batendo o recorde do estado.

Em média, são realizadas 700 uniões legais por dia. Em 2000, esse número era de apenas 181. O número não foi visto com surpresa pela fundação, justamente pela renovação do Código Civil Brasileiro, que em 2002 formalizou o incentivo de casamentos coletivos, o que reduz os gastos com a cerimônia.

Outro dado que chama a atenção é a idade dos novos casados, que aumentou até três anos em média em relação aos últimos anos. Nunca tantos casaram mais de uma vez. Os índices apontam que houve um crescimento de até 83% entre os homens que se casaram pela segunda vez. Entre as mulheres, esse número é de 88%.

Isso não significa, entretanto, que as pessoas estão se casando mais jovens. Novamente usando 2008 como referência, houve um aumento de 113,5% de casamentos envolvendo homens com mais de 55 anos de idade e 129,5% com mulheres que possuem a mesma faixa etária.

Apesar das mulheres mais velhas se casarem mais, as estatísticas continuam mostrando que os homens preferem as mulheres mais novas. Apenas um entre quatro casamentos realizados apresentavam parceiros mais novos que a companheira.

“Não tem uma razão específica. O homem mais velho tem uma química melhor, um papo mais atraente”, afirmou a estudante Luana Domingues, de 26 anos, casada há seis anos com um parceiro três anos mais velho. “Antes, só tive namorados mais velhos. Eles dão mais segurança, uma sensação de que aquilo não é brincadeira.”

As facilidades judiciais do divórcio também incentivaram a “segunda chance”. Tanto que 66,1% dos divorciados se casaram com mulheres que nunca tiveram relação estabelecida. Somente 9,3% das divorciadas conseguiram a mesma chance.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que é comum homens casarem com mulheres mais novas. O último censo, de 2000, apontava uma média de até 15 anos de diferença para os casais em que o parceiro era divorciado. O Seade mostra que em 2008, 7,7% dos casamentos apresentavam até 20 anos de diferença entre o noivo e a noiva.

“Com mulher é sempre mais complicado. Existe sim uma pressão para se casar. Soa como acertar a vida”, disse Luana. “Tive que abrir mão de muitas coisas, trabalho, estudo. Hoje estou conseguindo me restabelecer. Mas não considero isso um erro. Principalmente porque estou ao lado de uma pessoa que amo.”

Fonte: Diário de São Paulo

Anúncios

4 Respostas to “Casar está na moda!”

  1. Vanessa 14/06/2010 às 11:14 #

    Olá Lívia, muito obrigada por sua visitinha, sempre que der passe lá no meu bloguinho… tô sempre postando novidades viu!
    E você é noivinha tbm?
    Mil beijos – como foi de dia dos namorados?

  2. Vanessa 14/06/2010 às 11:56 #

    Oi florzinha!!!
    Obrigada pela visita, adorei seu cantinho e já linkei!
    Beijos e boa semana

  3. Festa de Casamento 16/06/2010 às 0:35 #

    olá

    que graça está seu blog!!! Vou casar em dezembro e estou montando um blog também

    será que vc me dá uma forcinha, divulgando meu endereço?

    http://festa-de-casamento.blogspot.com/

    boa sorte em seu casamento

    Lucia

  4. Loly 16/06/2010 às 15:05 #

    Cresceu mesmo o numero de casamentos… é só ver a superlotação em igrejas (que chagam a fazer 6 casamentos por noite) e nos buffet q sempre estão sem data…

    Adorei seu blog!

    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: