Daminhas e Pajem

6 fev

Atualmente é muito comum a participação de crianças no casamento. Particularmente, gosto de entender a origem de algumas tradições antes de repetí-las. Pesquisei na internet mas não encontrei muitas informações a respeito do uso de Damas e Pajens na cerimônia.

Há indícios de que a tradição teria surgido na Igreja Anglicana como uma adaptação do cargo de Pajem de Honra. Esse cargo era exercido por filhos de nobres e tinha um papel de destaque em cerimônias importantes nas quais estivessem presentes os governantes do Reino Unido, tais como, coroações, eventos oficiais e outros. Os nobres passaram a adotar a figura do Pajem no cerimonial de casamento da Igreja Anglicana e depois começou a se espalhar para outros países.

Com relação às damas de honra há a possibilidade de duas origens:

 

1° Em virtude do hábito da “primeira noite” de uma mulher que acabou de se casar, ser privilégio do senhor feudal, os parentes da noiva vestiam algumas mulheres de forma idêntica à noiva para que, no ato da captura, o senhor feudal levasse outra mulher, que não fosse a noiva. Desta forma ela seria preservada e teria a sua primeira noite com seu esposo.

 

2° Conta-se também que as damas de honra vestiam-se como a noiva a fim de evitar malefícios e sortilégios, confundindo os maus espíritos, já que todas se vestiam da mesma forma.

 

Não sei em que momento da história as crianças assumiram o papel de damas de honra nas cerimônias, mas isso explica o motivo de vestiram-nas como mini-noivinhas. Na verdade eu não gosto muito desse estilo, pra mim, criança tem que se vestir como criança e, hoje em dia há modelos de trajes muito fofos.

Bem, agora que a origem desta tradição está mais ou menos explicada, gostaria de apresentar as minhas damas de honra e pajem:

 

Minha sobrinha, ISABELLA

Minha sobrinha, ISABELLA

                                                                       

Minha sobrinha IZADORA

Minha sobrinha IZADORA

ISABELA E IZADORA

ISABELA E IZADORA

 

Meu sobrinho LUCAS

Meu sobrinho LUCAS

 Agora resta escolher o modelo das roupinhas, se bem que já vi uns vestidinhos lindos lá no blog da Jahm. Alguém aí tem modelos de roupas pra meninos, sem ser aquelas cópias da roupa do noivo? Queria alguma coisa pra criança mesmo!

SUGESTÕES DE COMPRAS:

 190x190_112904_1

Cafeteira Black & Decker

R$ 89,90

190x190_102597_1

Batedeira Arno Ciranda Chrome

R$ 176,90

arquivoexibir

Liquidificador Arno Chrome

R$ 149,00

9 Respostas to “Daminhas e Pajem”

  1. Amanda 06/02/2009 às 12:39 #

    Lindas suas crianças de honra, rs. Uma das minhas daminhas é minha sobrinha que se chama Isadora. Além dela, terei outra daminha que é minha prima Carol, duas bridesmaids, minhas amigas de colégio Bruna e Marcela e meu irmão será o grownsman.

    Bjs,

    Amanda

  2. Julia 06/02/2009 às 13:03 #

    eu tambem nao gosto de mini-noivinhas! crianças ficam fofas vestidas de crianças!

  3. Anna Paula 06/02/2009 às 13:13 #

    Nem me fale. Eu tb achei um absurdo, mas levano em consideração que aqui em recife tem alguns decoradores que cobram a mesma coisa só pelas flores…

    Mas com certeza eu vou procurar outors decoradores…

    eu tb tinha procurado na internet o significado das daminhas e pagens. Mas mesmo assim, eu quero a minha daminha com vestido de criança, e não como uma mini noiva. Eu queria fazer uma boneca com a mesma roupa que ela vai usar…

    e eu só vou ter uma daminha. Já exagerei nos padrinhos…

  4. Fer 06/02/2009 às 13:21 #

    Oieeeeeeeee Livia,

    Lindinhas as suas daminhas, e que sorriso de safado o seu pajem, umas gracinhas
    Estou procurando vestidos para as minhas daminhas q elas não fiquem parecendo mini noivas, mas o pajem vai de copia do noivo, pq ele é sobrinho do noivo e quer os dois iguais…rsrsrsrrs
    bjusssss

  5. JuLie 07/02/2009 às 23:41 #

    Novinha!! Tu vai casar em 12/09 e só tem vestido e buffet?? Correee!! rsrsrs

    Mas nem se guie mto pelos meus contratos, viu?? Sou meio apressadinha… heheheh

    Bjos!!

  6. Dinda 17/02/2009 às 18:52 #

    O Menininho que vai ser seu pagem é um fofo, né? Uma delícia… Amor a primeira vista!

    Beijinhos,

  7. Melissa 20/02/2009 às 21:44 #

    Eu amoooo daminhas e pajens!!! Coloquei no meu blog até um tópico sobre isso. Casei em novembro e tive vários.

  8. Uendel Rocha 27/02/2011 às 0:07 #

    Onde obteve essas informações? Muito interessante. Poderia repassar as fontes?

    Muito obrigado.

  9. GLEICE 01/11/2012 às 16:47 #

    MINHAS PRIMAS ISABELLE E ISADORA TAMBÉM VÃO ESTAR NO MEU CASAMENTO, MUITO ENGRAÇADO SER TÃO PARECIDOS OS NOMES.

Deixe um comentário

